quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A disciplina de Teste de Software teve nos últimos anos uma arrancada muito forte e vem ganhando notoriedade e reconhecimento da comunidade de TI como uma disciplina agregadora de valor e de vital importância para a Qualidade de Software.

Ao contrário da imagem inicial, dos tempos pioneiros da sua implantação no país, de Centro de Geração de Custos  e área responsável pelo atraso nas entregas de produtos de software, a disciplina de Teste de Software hoje é vista tanto pela comunidade  de TI quanto pelas unidades de negócio das empresas, como uma forma de garantir qualidade, valor à marca e lucratividade nos negócios.

Teste de Software não é mais visto como um mal necessário que onera o processo de desenvolvimento de software e que "apesar da sua existência" a empresa ainda consegue lucratividade nos negócios.

A disciplina de Teste de Software tem progredido de forma substancial nos últimos anos, graças às contribuições de profissionais da área acadêmica, nas universidades, onde muito material tem se desenvolvido, muita pesquisa feita e muitas publicações de novas técnicas disponibilizadas e disseminadas visando a formação de novos profissionais.

Também na área empresarial, a disciplina de Teste de Software teve um avanço enorme, principalmente graças ao empreendedorismo de profissionais de TI que enxergaram no Teste de Software a ferramenta a ser utilizada para vencer os desafios e abraçar as oportunidades existentes em se produzir software de qualidade.